Carregando
Aguarde! Enviando dados!

Acessibilidade

Atentos às inovações de tecnologia e à necessidade de levar nossos serviços a um maior número de pessoas, estamos trazendo em nosso site recursos de acessibilidade, seguindo as diretrizes, padrões e metodologias do W3C, do WCAG 2.0 e do e-MAG, modelo de acessibilidade do governo brasileiro.

Com isso, pessoas com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar em nosso site por meio de recursos que foram implementados para garantir este acesso, tais como alto contraste, aumento de fonte, teclas de atalho e navegação por teclado.

Para aumentar a fonte, é só clicar no símbolo de A+ em nossa barra de acessibilidade. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em A-. Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl” e “+” para aumentar todo o site e “Ctrl” e “-“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl” e “0”.

Este site tem melhor acessibilidade quando acessado nas versões mais atualizadas do seu navegador web. Recomendamos que utilize sempre a versão mais recente de seu software.

Teclas de atalho por navegadores
Firefox:
    “Alt” + “Shift” + “número”

Internet Explorer:
    “Alt” + “1” - ir para o conteúdo
    “Alt” + “2” - ir para o menu
    “Alt” + “3” - ir para o rodapé

Opera:
    “Shift” + “Escape” + “número”

Safari e OmniWeb:
    “Ctrl” + “número”

Navegação por tabulação
Use a tecla Tab para navegar por elementos que recebem ação do usuário no site, tais como links, botões, campos de formulário e outros na ordem em que eles são apresentados na página, e Shift + Tab para retornar. Use as setas direcionais para acessar as informações textuais.

Sugestões de softwares e programas disponíveis para pessoas com as deficiências a seguir:
Deficiência visual e cegueira:
    - NVDA: software livre para ler tela (vários idiomas);
    - Nitrous Voice Flux: controla o computador por voz;
    - Virtual Vision: leitor de telas em português do Brasil.

Deficiência auditiva e surdez:
    - VLIBRAS: tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais.

Deficiência física ou motora:
    - eSSENTIAL ACCESSIBILITY: permite o controle do cursor com movimentos da cabeça e comandos de voz, dando acesso a quem não usa mouse e teclado.