Contraste:
Tamanho do texto:

Dicas

A luz no painel que indica o óleo do motor

A luz no painel que indica o óleo do motor

Voltar

Falaremos sobre a luz no painel que indica o óleo do motor. E mais uma vez a dica conta com o oferecimento da ARTESP – Agência dos Transportes de São Paulo.

Essa luz no painel que indica óleo lubrificante tem o desenho de uma espécie de chaleirinha com uma gota desenhada no bico e quando acende no painel, nem sempre significa que o nível está baixo no cárter.

A maioria dos motoristas nem imagina porque ela acende. Mas, o pior, são aqueles que acham que quando ela acende é para informar que o nível está baixo no cárter.

Então, eles são levados a essa falsa conclusão porque quando ela acende, basta parar no posto e completar o nível de óleo que ela se apaga. Mas não é bem isso: quando a luz do óleo se acende, é porque está faltando lubrificação no motor, que pode até ser nível do óleo muito baixo. Nesse caso, realmente, basta completar para resolver o problema.

Porém, a luz do óleo pode acender e o nível do óleo estar normal na vareta. E aí? O que acontece?

Bom, aí o motorista precisa levar o carro urgente na oficina porque pode ser duas coisas. Um simples defeito no indicador de pressão e fez a luz acender indevidamente. Ou há uma deficiência de lubrificação e a luz vermelha indica que o motor está prestes a fundir.