Bateria…mesmo nova te deixa a pé!
VoltarQuanto dura a bateria de um carro? Difícil estabelecer um prazo, pois varia dependendo do automóvel, da própria bateria, do volume de equipamentos elétricos, dos cuidados tomados pelo motorista, e vai por aí.
Entretanto, pode-se dizer que sua duração é, em média, de dois a três anos. E, quando chega ao final, costuma não avisar ao motorista. Ela simplesmente se recusa a fornecer energia elétrica de uma hora para outra.
Este prazo de dois a três anos, pode ser encurtado se o motorista não prestou atenção na luzinha de alerta que se acendeu no painel indicando que a bateria não estava sendo recarregada.
É uma luz vermelha com o desenho de uma bateria. Outra possibilidade de ela entregar os pontos prematuramente é de se ter colocado uma bateria inadequada para aquele modelo de veículo.
Dois carros iguais podem exigir baterias diferentes, em função do volume de equipamentos que “puxam” corrente elétrica. Ambas possuem mesmo tamanho e voltagem mas com diferente capacidade em ampères.
Ou então se o dono do automóvel decidiu encher o carro de equipamentos que pedem correntes elétricas muito mais fortes do que previu o fabricante do automóvel. Ar condicionado e equipamento de som equipamento de som muito poderoso, por exemplo, reduzem muito o prazo de operação da bateria caso ela não tenha sido projetada para toda aquela carga.
Se sua bateria pifa e você vai na loja, pode ser que te ofereçam dois ou três modelos com preços diferentes. Pergunte então se a capacidade delas é a mesma. Caso contrário, pode ser instalada uma de baixa amperagem que vai funcionar muito bem no seu carro, mas apenas durante alguns dias. De repente ela pifa e te deixa na mão. Ou melhor, a pé. E você não entende o porquê, se ela era novinha e instalada há poucos dias…