Contraste:
Tamanho do texto:

Dicas

Como agir ao ver animais na pista!

Como agir ao ver animais na pista!

Voltar

Ao avistar animais na pista, a primeira atitude a tomar é reduzir a velocidade e jamais buzinar, a buzina poderá assustá-los.

Pelo mesmo motivo, você não deve ligar o farol alto nessas situações. Animais assustados podem ter reações inesperadas, o que torna o momento ainda mais imprevisível.

Ultrapasse os animais que estiverem atravessados na pista sempre por trás, de modo a diminuir a velocidade de reação do animal

Ao passar por uma boiada ou um outro agrupamento de animais, vá em primeira marcha e lembre-se, nunca buzine. Também feche os vidros por motivo de segurança.

Diante de animais de pequeno porte (um cachorro, por exemplo), a tendência natural é frear ou desviar bruscamente. Antes de qualquer manobra, veja pelo retrovisor se vem algum carro atrás. Um movimento inesperado seu pode provocar um acidente.

Após passar por um animal, pisque os faróis para os carros que vierem no sentido oposto e faça um sinal com a mão para baixo, mostrando quatro dedos. Na “linguagem da estrada”, você está avisando que há animais na pista. Os dedos representam as patas.

E por fim, se você estiver nas rodovias da Tebe ligue para nós através do 0800 055 1167, você também tem a opção de nos comunicar através dos call boxes ou a Polícia Militar através do 190. Se você estiver em outra rodovia e não sabe o 0800 da concessionária que administra, ligue para nós ou para própria polícia. É muito importante que você avise, que você comunique. O seu chamado poderá evitar um acidente e até mesmo salvar uma vida.

Oferecimento: ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo.

Código de Ética