Contraste:
Tamanho do texto:

Dicas

Como ver o nível certo de lubrificante dentro do motor

Como ver o nível certo de lubrificante dentro do motor

Voltar

A dica de hoje é sobre o óleo do motor.

Você irá aprender a ver o nível de óleo lubrificante do seu carro, porque verificação errada é mais comum do que você pensa. E carro com pouco lubrificante ou em excesso no reservatório, vai te trazer problemas. Então prestem atenção nessa dica elaborada pela ARTESP – Agência dos Transportes de São Paulo.

A primeira coisa que devemos saber é qual o nível certo de lubrificante dentro do motor. Não é no máximo como muita gente pensa. O correto é ficar entre os riscos mínimo e máximo na vareta de medição.

Óleo abaixo do nível mínimo prejudica a lubrificação e a limpeza do motor. Acima, aumenta a pressão no reservatório (cárter), podendo provocar vazamentos, sujar as velas ou estragar o catalisador.

Você precisa observar duas coisas na hora de puxar a vareta para ver o nível. A primeira é que o motor precisa estar frio, desligado a pelo menos 5 minutos. Assim, o óleo que circula entre as peças desce para o reservatório. E a segunda é que a conferência do nível precisa ser feita, de preferência, em um ligar plano para que o carro fique nivelado.

Se você observou tudo isso e mesmo assim o nível ficou baixo, não se assuste. É normal os carros baixarem entre meio litro e um litro, dependendo da marca. O que você precisa fazer é repor com o mesmo modelo de lubrificante para que volte a ficar entre o mínimo e o máximo da vareta.

E para encerrar, na hora de ver o nível, não se assuste com a cor do óleo. Se ele está preto é porque está lubrificando corretamente, limpando os pequenos resíduos entre as peças. Importante mesmo são os prazos de trocas que devem ser cumpridos à risca.