Cuidados que deve tomar ao parar o seu veículo na rodovia!
VoltarExistem cuidados que você deve tomar quando for parar o seu veículo na rodovia.
Porque ninguém está livre de um imprevisto com o veículo. Um pneu furado, uma falha mecânica, uma falta de gasolina. Sempre há o risco de algo inesperado acontecer.
1 – Precisou parar? Procure o acostamento. Ele existe justamente para abrigar paradas de emergência.
2 – Parou? Ligue o pisca-alerta imediatamente.
3 – Peça para os outros ocupantes deixarem o carro e esperarem em local seguro. Ficar dentro do carro não é recomendável, porque o veículo pode ser atingido por outro que não tenha percebido a sua parada. O local mais seguro para as pessoas é fora do acostamento, e distante do carro, se possível. Assim, todos evitarão o risco de um atropelamento.
4 – Sinalize que parou com o triângulo de segurança, colocando-o ao menos a 30 metros do carro avariado. Essa distância pode ser de 50 passos, aproximadamente. Não coloque o triângulo na pista. Ele deve ficar no acostamento.
5 – Se o carro estiver parado no acostamento em trecho de curva, coloque o triângulo de segurança antes da curva.
6 – À noite, recomenda-se que as pessoas (ou pelo menos o motorista) usem colete refletivo ao sair do carro. Pesquisas apontam que o uso de triângulo de segurança e colete refletivo, mais o uso do pisca-alerta, permitem muito bem que os outros motoristas visualizem o carro parado a uma distância de 1 km.
Independente do motivo de você ter de parar o carro na estrada, é preciso ter muito cuidado para você não colocar em risco a sua segurança, nem a das pessoas que estão com você.
Agora, se você quer evitar esse aborrecimento todo, então não descuide da manutenção preventiva do seu carro. Imprevistos acontecem, mas acontecem muito menos com quem se cuida.
Oferecimento: ARTESP – Agência dos Transportes de São Paulo.