Contraste:
Tamanho do texto:

Dicas

Manutenção Preventiva: o que é e quando se deve fazer.

Manutenção Preventiva: o que é e quando se deve fazer.

Voltar

Falar sobre manutenção será sempre um assunto atual, porque para viajar com tranquilidade, além de uma direção segura e muita atenção, você também precisa ter um carro confiável, não é mesmo?

É aí que entra a manutenção preventiva, que nada mais é do que um conjunto de ações, tomadas antecipadamente, para diminuir as possibilidades de falhas mecânicas e acidentes. Além de tudo, a manutenção preventiva é mais barata que a corretiva.

A manutenção preventiva é importante pois diminui as possibilidades do condutor se envolver em um acidente devido ao desgaste natural dos componentes do seu veículo.

Vamos dar um exemplo dos freios do carro.

Digamos que está nos dias de trocar o fluido e as pastilhas de freio conforme as recomendações do fabricante, o que daria em torno de uns R$ 250,00 se o carro for nacional.

Se, por alguma razão, você resolver não fazer a manutenção preventiva desses itens, seu prejuízo será consideravelmente maior.

Além de colocar sua vida e de outras pessoas em risco, a não substituição desses itens pode comprometer o disco e outros sistemas e o custo pode facilmente ultrapassar os R$ 600,00 dependendo do ano e modelo do veículo.

Outros exemplos como este podem ser feitos para os demais sistemas do veículo, como amortecedores, sistemas elétricos e de arrefecimento, entre outros.

A conclusão é sempre a mesma: a manutenção preventiva é a forma mais segura e barata de evitar acidentes e de manter o trânsito seguro. E tudo isso reflete no bolso.

Oferecimento: ARTESP – Agência de Transportes do Estado de São Paulo.